Prefeito Doca Lima reforça ofício ao governador solicitando pavimentação asfáltica

O prefeito de Mato Grosso, Doca Lima, entregou, um ofício ao governador João Azevêdo ratificando a pavimentação asfáltica da Avenida Francisca Celestina de Lima, que atravessa a cidade de Mato Grosso até o acesso à saída para Paulista, no valor de R$ 1.100.000,00 (um milhão e cem mil reais).

“Esta é uma obra muito importante para o nosso município e para a região. Falei do quão importante ela é para nós ao governador e creio que ele será sensível ao nosso pleito. Sem dúvidas, é um serviço que vai melhorar ainda mais a nossa cidade e gerar mobilidade. Governador certamente vai nos beneficiar com esse recurso”, comentou o prefeito.

Doca esteve acompanhado do deputado estadual Wilson Filho e lideranças estaduais na comitiva do governador que cumpre agenda na cidade de Patos.

Texto: Genésio Oliveira

Secretaria de Educação divulga data para retorno das aulas presenciais

As aulas presencias na Rede Municipal de Ensino de Mato Grosso serão retomadas nos dias 20 e 27 de setembro de 2021. Nesta quinta-feira (16) ocorreu uma reunião com os diretores, coordenadores, supervisores, professores, membros do Conselho Municipal de Educação e equipe de Vigilância Sanitária.

Segundo o secretário de Educação do município, José Ronaldo, o retorno das aulas na zona urbana acontecerá de forma alternada (dia sim, dia não) e nas escolas do campo, o ensino poderá funcionar até com 100% da capacidade.

“Discutimos o retorno das aulas presenciais de forma gradual, por modalidades. Iniciaremos com o ensino infantil e pré-escolar, subsequente o Fundamental I e II que estar programado para dia 27 de setembro. Na oportunidade a Secretaria de Saúde dará total apoio ao retorno começando pelo transporte com o apoio da equipe na verificação de temperatura, mantendo o distanciamento e disponibilizando EPIS”, disse.

Texto: Genésio Oliveira

Secretaria de Saúde de Mato Grosso realiza Audiência Pública para construção do Plano Plurianual 2022-2025

O Conselho Municipal de Saúde, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, realizou nesta segunda-feira (30), na Câmara Municipal, a 1ª Audiência Pública de Saúde de Mato Grosso. O principal objetivo da Audiência foi discutir as ações realizadas na Atenção Básica e no enfrentamento à Covid-19.

Os usuários participaram indicando propostas de melhoria para o Plano Plurianual de Saúde 2022-2025, através de formulário on-line e pelos presentes no evento, os vereadores Deda Lima, Netinho Lima, Maciel Sales e Joeci Ferreira.

Fizeram parte da composição da mesa o prefeito Doca Lima, a secretária de Saúde, Israela Andrade; o secretário de Educação, José Ronaldo; a enfermeira do município, Netynha Soares; a coordenadora da equipe Covid-19, Cíntia Sousa; a coordenadora de Vigilância Epidemiológica, Ana Cristina; a coordenadora de Atenção Básica, Karina Lima; bem como a coordenadora de imunização Francisca Silva.

“A audiência pública foi de suma importância para a construção do PPA, onde a população juntamente com o Poder Executivo e Legislativo puderam participar e debater propostas de melhorias para o nosso município buscando uma saúde de qualidade de forma humanizada e prestativa”, disse a secretária de Saúde, Israela Andrade.

Texto: Genésio Oliveira

Conferência Municipal de Assistência Social debate propostas e melhorias para Mato Grosso

O Conselho Municipal de Assistência Social, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social, realizou nesta sexta-feira (20), na Creche Municipal, a 9ª Conferência Municipal de Assistência Social de Mato Grosso. O evento abordou o tema “Assistência Social: direito do povo, dever do Estado, com financiamento público, para enfrentar as desigualdades e garantir proteção social”, com a presença da conferencista Concília Magda de Araújo Lopes, que falou sobre a temática.

O principal objetivo da Conferência foi de fortalecer as políticas públicas de assistência social em Mato Grosso, visando promover o desenvolvimento social no município, além de ser um momento oportuno para debater melhorias e elaborar propostas para o futuro.

A presidente do Conselho Municipal de Assistência Social, Priscila Campos, enfatizou a importância do evento, por ser um momento que gera o debate e a participação de vários segmentos do SUAS.

“A Conferência é um momento importante para debatermos sobre a Política Pública de Assistência Social e tem como meta principal a participação de todos os segmentos representativos que compõem a sociedade do município, além de pessoas interessadas e que defendem a política de assistência social, onde discutimos ótimas propostas para o crescimento do nosso município”, explicou Priscila.

Durante o evento, foram discutidos os seguintes eixos temáticos:

Eixo 1: A proteção social não contributiva e o princípio da equidade como paradigma para a gestão dia direitos socioassistenciais ao enfrentamento das desigualdades.

Eixo 2: Financiamento e orçamento como instrumento para uma gestão de compromissos e corresponsabilidades dos entes federativos para a garantia dos direitos socioassistenciais.

Eixo 3:  Controle social: o lugar da sociedade civil no SUAS e a importância da participação dos usuários.

Eixo 4: Gestão e acesso às seguranças socioassistenciais e a articulação entre serviços, benefícios e transferência de renda como garantias de direitos socioassistenciais e proteção social.

Eixo 5: Atuação do SUAS em Situações de Calamidade Pública e Emergência.

Fizeram parte da composição da mesa o prefeito Doca Lima, o chefe do departamento pessoal da Prefeitura, Francisco Freitas, representando a secretária de Assistência Social Josiana Lima, Naleska Silva; a secretária da Mulher, Maria Francisca e a coordenadora do CREAS Regional, Lívia Jalles; bem como a usuária do SCFV/CRAS Maria Ribeiro.

Texto: Genésio Oliveira

Prefeitura de Mato Grosso assina termo de adesão ao Selo Unicef 2021-2024

A Prefeitura de Mato Grosso assinou o termo de adesão ao Selo Unicef edição 2021-2024. O Selo é uma iniciativa do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), para estimular e reconhecer avanços reais e positivos na promoção, realização e garantia dos direitos das crianças e dos adolescentes.

O município deverá implantar e garantir a execução de políticas públicas voltadas para crianças e adolescentes, por meio de um trabalho intersetorial entre as secretarias de Educação, Saúde e Assistência Social.

“Assinar o termo de adesão ao Selo Unicef é afirmar o compromisso da gestão municipal em fortalecer as políticas públicas que garantem os direitos das crianças e adolescentes. Nosso objetivo é trabalhar em harmonia e de forma interligada, para proporcionar o acesso ao direito à saúde, educação, proteção e participação social para todas as crianças e adolescentes do município de Mato Grosso”, afirmou Kenya Almeida, assistente social e presidente do CMDCA.

Texto: Genésio Oliveira

Prefeitura publica decreto renovando medidas para prevenção da Covid-19

O prefeito de Mato Grosso-PB, Raimundo José de Lima, assinou um decreto renovando as medidas temporárias para o combate da infecção da população pelo coronavírus.

Entre as medidas tomadas estão:

Os bares, adegas, lanchonetes, restaurantes, sorveterias, pizzarias, ambulantes de lanches, lojas de conveniências e estabelecimentos similares, terão funcionamento permitido apenas na forma de delivery até às 00h00. Qualquer infração será cabível inicialmente de uma (01) notificação e posterior de multa no valor de R$ 500,00 e suspensão das atividades até pagamento.

No caso dos salões de beleza, barbearias, comércio em geral, academias, e outros estabelecimentos similares, os atendimentos devem ser feitos por agendamento e horário marcados, sem aglomeração de pessoas.

Fica proibida a abertura de áreas de lazer, casas de festas, bem como a realização de qualquer reunião ou evento que promova aglomeração de pessoas.

Secretaria de Obras e Urbanismo realiza roço em rodovia PB-327

A Prefeitura de Mato Grosso-PB, por meio da Secretaria Municipal de Obras e Serviços Urbanos iniciou, na última segunda-feira (14), os trabalhos de roço e limpeza do mato às margens da rodovia PB-327.

Com o período de chuvas, esse trecho teve a visibilidade comprometida com a invasão da vegetação. Devido à necessidade emergencial, estamos executando os trabalhos com a finalidade de oferecer segurança aos condutores que trafegam diariamente pela estrada.

Texto: Genésio Oliveira

Foto: Anthony Lima

Prefeitura de Mato Grosso realiza testagens de COVID-19 e orienta população sobre prevenção e cuidados

A Secretaria Municipal de Saúde de Mato Grosso realizou, nesta sexta-feira (28), no Parque do Povo, cerca de 127 testes rápidos com a população para o diagnóstico da COVID-19 e acompanhamento da situação epidemiológica do município.

Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), a testagem da população é uma das maneiras mais eficazes de evitar a proliferação do novo Coronavírus. Sobre esse assunto, a secretária de saúde do município, Israela Andrade, destacou a importância desta ação.

“Testar a população é um dos passos fundamentais para acompanhar e controlar a situação epidemiológica de nosso município. Essas testagens realizadas nesta ação da prefeitura nos servem de norte e deverão nos orientar sobre as próximas medidas a serem adotadas. Mas, de antemão, reforço a necessidade de usar máscaras, manter o distanciamento e evitar grandes aglomerações, além de usar álcool para higienizar bem as mãos e objetos. Precisamos ficar atentos e jamais relaxar nos cuidados, pois a prevenção ainda é o melhor remédio e a pandemia, infelizmente, ainda não acabou”, lembrou a secretária.

Enquanto as equipes realizavam os testes na população no Parque do Povo, outras equipes de saúde se dividiram pelas ruas e realizaram uma busca-ativa testando as pessoas nos comércios, fábricas e obras, além daquelas que não puderam se dirigir ao centro.

Os resultados das testagem com o balanço geral da ação serão divulgados no Boletim Epidemiológico dessa segunda-feira, dia 31 de maio.

Texto: Genésio Oliveira

Foto: Anthony Lima

Mato Grosso comemora 27 anos com programação transmitida online

No dia em que se comemora 27 anos de emancipação política da cidade de Mato Grosso, houve os hasteamentos dos pavilhões através do prefeito Doca Lima, o presidente da Câmara Municipal, João de Tiquinho, e a vice-prefeita Gidalva Lima.

Na ocasião, estiveram presentes também os vereadores Gilson Lima, Netinho Lima, Deda Lima, Maciel Sales e secretários municipais.

“Seria um dia para celebrarmos com grandes festas, como sempre fazemos, mas hoje foi diferente”, explicou o prefeito Doca.

Texto: Genésio Oliveira

Fotos: Anthony Lima

Mato Grosso adere ao Selo Social Prefeitura Parceira das Mulheres

Em reunião intersetorial, realizada na manhã desta quarta-feira (21), representantes das Secretarias da Mulher, de Saúde e de Assistência Social de Mato Grosso discutiram sobre a importância da realização de ações específicas para a mulher.

A reunião resultou no aceite do município para a inscrição no Selo Social Prefeitura Parceira das Mulheres, uma iniciativa do Governo do Estado da Paraíba, por meio da Secretaria de Estado da Mulher e da Diversidade Humana, para estimular a promoção dos direitos humanos de mulheres e de equidade de gênero, considerando as potencialidades de cada município.

Texto: Genésio Oliveira