Você está visualizando atualmente Prefeitura de Mato Grosso realiza apresentação de Desfile Cívico

Promovido pela Secretaria de Educação e Assistência Social na última quinta-feira (5), antecedendo tradicionalmente o dia 7 de setembro, o Desfile Cívico da cidade de Mato Grosso teve como tema “Brasil, eu construo a sua história”, em alusão à Semana da Pátria.

A beleza do desfile não passou despercebida pelos olhos da população mato-grossense, que prestigiou o desfile desde a sua saída do Ginásio Poliesportivo da cidade até a sua concentração em frente à Prefeitura Municipal.

O evento foi abrilhantado pela participação das Escolas Municipais, Estadual e Particular, com a execução musical das bandas Marciais 29 de Abril, ECIT de São Bento, JCA de Paulista e José Pereira de Riacho dos Cavalos.

Confira como foram as apresentações:

A primeira apresentação ficou por conta da Banda Marcial 29 de Abril de Mato Grosso, do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV). Em seguida se apresentaram Porta Bandeiras e a faixa com o tema geral do desfile. O pelotão foi representado pelos alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA), mostrando que somos todos um só povo, formado por diversas culturas, raças, religiões.

Escola Municipal Maria de Lourdes de Lima

Faixa com o tema: “Leitura: um passaporte para o conhecimento”.

Com o objetivo de viabilizar o resgate do imaginário do mundo infantil no letramento, o Ensino Fundamental I da Escola Maria de Lourdes de Lima trabalhou o projeto de leitura “Aluno Leitor”, trazendo para nossas ruas o encanto dos contos literários.

1° Ano: Chapeuzinho Vermelho – Os pequeninos mostraram uma encantadora viagem pelo mundo da leitura, trazendo os personagens do conto.

2° Ano: Foi apresentada “A Linda Rosa Juvenil”, de Zeneide Silva, adaptação da cantiga popular.

3° Ano A: O poema Leilão de Jardim trouxe um brilho para os presentes. Os alunos trouxeram para o desfile uma homenagem a Cecília Meireles.

3° Ano B: Com Menina Bonita do Laço de Fita, de Ana Maria Machado, os alunos, por meio desta obra, trazem questões sociais como aceitabilidade, padrões de beleza e respeitos as diferenças.

4° Ano: Com as obras de Monteiro Lobato, os alunos trouxeram uma homenagem a esse precursor da Literatura Infantil no Brasil. Os discentes representaram a imortal obra do Sítio do Pica Pau Amarelo.

5° Ano: Os alunos representaram a Lenda da Iara com o objetivo de reconhecer o valor da língua falada e escrita como meio de acesso à informações e valorização de culturas e conhecimentos.

Fundamental II da Escola Municipal Maria de Lourdes de Lima

Dando continuidade ao Projeto de Leitura, foi trabalhado com os alunos do Fundamental II o conto “O Pecado”, de Lima Barreto.

Os alunos do 6° Ano trouxeram representações de pessoas negras que fizeram história no Brasil e no mundo. Logo atrás, uma homenagem aos escravos que foram pessoas sofridas, mas que marcaram história no Brasil.

Já os alunos do 7° Ano representaram a escravidão, que foi um processo de extrema violência, abordando as necessidades de um grande número de trabalhadores que eram submetidos a uma rotina de trabalho difícil.

Os alunos do 8° Ano representaram o marco na história da Lei Áurea e as representações de D. Pedro e a Princesa Izabel.

9° Ano: Os alunos representaram o preconceito racial no conto “O Pecado”, escrito por Lima Barreto, uma verdadeira crítica ao preconceito racial.

Creche Municipal Creuza Maria da Conceição

Tema: Herdeiros do Futuro – As crianças representaram os futuros profissionais: professores, médicos, engenheiros etc.

Escola Professor Izaías Serafim de Lima (particular)

Tema: O mundo encantado da Literatura Infantil

Escola Estadual de Ensino Médio José Serafim de Lima

Tema: História, Música e Identidade Paraibana, destacando os artistas: Jackson do Pandeiro, Zé Ramalho, Chico Cézar e Geraldo Vandré.

Escola Municipais do Campo:

As Escolas Municipais Maria Izabel de Araújo e Laurentino José da Silva vieram com o tema: “O Brasil que queremos!”

O 5° Ano trouxe a reflexão o Brasil que Queremos só Depende de Nós!

Já os alunos do Pré e 3° Ano apresentaram a questão da crise política que o Brasil está enfrentando e pediram por mais saúde, moradia, entre outras reivindicações.

As Escolas Municipais João Francisco e Francisco Venâncio vieram com o tema: Água: uso sustentável e consciente.

As Escolas Municipais Maria Antônia e Miguel Filho trouxeram o tema: Reflorestamento.

Escola Municipal José Francisco veio com o tema: Cultura Indígena.

O Prefeito Doca Lima agradeceu a todos os professores e diretores, além da Secretaria de Educação, por todo o esforço e união na empreitada. Segundo ele, quando assumiu a gestão, foi dada carta branca para a implementação de uma nova reforma no ensino do município. O mesmo afirmou que começou a gestão “com 280 alunos e em dois anos e meio de governo dobramos esse número para 550”, e trouxe a notícia de que nos próximos dias estarão em funcionamento todos os climatizadores nas salas de aula da Escola Municipal Maria de Lourdes.

Já o Secretário da Educação, José Ronaldo, também agradeceu os “professores, diretores, coordenadores e equipe técnica que fazem Educação em Mato Grosso, dando-lhes os parabéns. “Colocamos a educação do nosso município em campo, mostramos muitas reflexões sobre o tema: um Brasil que nós sonhamos e queremos. As escolas e seus projetos em áreas como sustentabilidade, entre outras, mostram que os alunos estão não só se desenvolvendo, mas também compreendendo o verdadeiro sentido da Educação”, afirmou.

Fotos: Cleandra Lopes