As equipes da Caravana da Saúde, da Secretaria Municipal de Mato Grosso, chegaram às comunidades Castanho, Riachão dos Irias, Logradouro I e II, Riachão das Pedras e Riachão do Ozório, durante toda a semana. A população recebeu serviços de saúde como: testes de HIV, Sífilis, Hepatites B e C, aferição de pressão arterial, além de atendimento psicológico.
“A iniciativa dessa caravana é uma maneira de integrar as comunidades e, sobretudo, garantir o acesso a alguns serviços. Através dessas ações, intensificamos o trabalho que já é realizado na unidade, chamando a atenção dos moradores para importância em promover a sua saúde, bem como é uma maneira de estreitar a parceria com a zona rural. Foi de suma importância a participação do NASF, agentes comunitários de saúde e profissionais da atenção básica para a promoção do evento”, comentou a enfermeira Netynha Soares.
Para a moradora da comunidade Logradouro II, Jucilene Araújo, a caravana veio em boa hora, pois a dificuldade de se deslocar até a cidade muitas vezes impede os moradores de buscarem atendimento médico. Ela destacou a atenção da secretaria de Saúde em atender às pessoas da zona rural.
“Eu fiz o exame de diabetes, e gostei muito do atendimento. As profissionais são muito boas. Eu acho muito importante eles verem as pessoas da zona rural, pois, às vezes, muita gente não tem transporte para se deslocar até a cidade, e trazer esses serviços até a nossa comunidade é muito bom”, expressou Jucilene.
Esta é a primeira das muitas edições da Caravana da Saúde que a prefeitura de Mato Grosso irá realizar. Promover o bem-estar e melhorar a qualidade de vida da população serão sempre o nosso objetivo.
Por: ASCOM/ Genésio Oliveira


